Breve Histórico

Em 2010, o desejo de convergir as inquietações que nos uniram em 2006  – vide currículo do Núcleo – em projeto artístico culminou no projeto “JARDINS: corpos em diálogo com arte instalada na rua” – contemplado pela IX Edição do Edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, para o qual convidamos Flávia Melman, Larissa Salgado e Natalia Mallo para colaborar.

Jardim de Vestígios #2, Rua São Bento, Jan/2011 - "TECER"

Partimos da intervenção urbana  “Jardins de Vestígios”, de Mariana Vaz (http://vimeo.com/marianavaz/jardimdevestigios3), que emerge do flanar; andar ociosamente, sem sentido certo e  experimentar a cidade em outro ritmo, com outros olhos. Alinhavamos folhas secas coletadas pelas calçadas e tecemos cortinas de grande extensão em ruas de São Paulo. Foram três ações iniciais: Paraisópolis, rua São Bento e elevado Costa e Silva (Minhocão). Dois eixos eram centrais à intervenção e permanecem fundamentais à pesquisa posterior: i. corpos em diálogo com arte instalada na rua;  ii.a rua como tema e espaço de manifestações e indagações artísticas.

A partir dessas experiências, expandimos as ações para composição de outras intervenções na via pública. Emprestamos a metodologia de ação de “Jardins de Vestígios” (coletar-fiar-tecer): coletamos impressões sobre os locais visitados e  fiamos novas intervenções  no espaço urbano.  Finalmente,  o processo catalisou (teceu) um áudio-tour interativo e  site specific para a rua São Bento, no coração da capital paulista.

Jardim de Vestígios#2, rua São Bento, Jan/2011

Jardim de Vestígios#2, Rua São Bento, Jan/2011 - "FIAR"

Jardim de Vestígios #1 - Paraisopolis, Dez/2010

Jardim de Vestígios#2, Rua São Bento, Jan/2011 - "TECER"

Anúncios