SÉRIE CARTOCOREOGRÁFICA EM 3 MOVIMENTOS
Por meio de ação performática, a SÉRIE discute e questiona a construção, ocupação e modo-de-vida na cidade: os usos e os fluxos de um território – sua “coreografia cotidiana” – são mapeados, nomeados e “rotulados”. As performances desdobram-se na ação de cartografar, bem como no “ser cartografado”. Nas ações, interage-se com o espaço e com os que usam, ocupam-no. Com fitas adesivas e canetas pilotos, imprime-se rastro do/no espaço vivo: ações cotidianas e corriqueiras como o sentar e esperar, falar ao telefone, engraxar, vender, comprar, conversar, ler, entre outras, ganham – literalmente – um contorno delineado em fita adesiva e um nome ou legenda. Por meio das divisões e organizações plásticas delineadas, novas coreografias do tecido urbano ganham visibilidade, construindo uma instalação das “coreografias ordinário de todo dia”.
movimento#1 – [CTV] Cartocorepgrafia de Territórios Vivos.
Ação: Participantes demarcam “áreas vivas de atividades” utilizando fita crepe ou giz. Depois de reconhecida e delimitada, cada zona será nomeada. A ação se desenrola por 4 horas; pode haver sobreposição de áreas demarcadas.
movimento#2 – [Flux] Cartocoreografia de Fluxos
Ação: participantes mapeiam fluxos dos transeuntes. Em duplas, seguem transeuntes, demarcando fluxo com fita crepe, desenhando linhas no chão. Perguntam nome, origem e destino e escrevem no final da trajetória. Segue-se cada pessoa até o rolo de fita-crepe acabar.
movimento#3 – [Print] Impressões Cartocoreográficas
Ação: A partir da observação de fotos e registros das Cartografias realizadas na cidade/ bairro, criar um mapa-síntese de territórios a ser recriado em um novo espaço , como um centro cultural ou escola.
2016
- Modos de Existir – Sesc Santo Amaro – São Paulo, BR
2015
- Galeria Olido – São Paulo, BR
- Mostra do Fomento à Dança, Centro Cultural da Penha – São Paulo, BR
2014
- performáticos_inquietos_radicais, Sesc Belenzinho – São Paulo, BR
- Sesc Bauru – Bauru, BR
- Cidade Ocupada – Sesc Campinas, Campinas, BR
- Circuito Cultural Paulista, SP – BR
- Teodoro Sampaio
- Votuporanga
- Brodowski
- Presidente Veceslau
- Presidente Epitácio
Coordenação: Adriana Macul e Mariana Vaz
Criação: Adriana Macul, Carolina Nóbrega, Laura Bruno e Mariana Vaz