TRIADE Tour São Bento

2011-12 | Rua São Bento, São Paulo, BR

TRIADE Tour São Bento percorre uma região do centro de São Paulo que abriga importante artefato histórico. Os participantes, munidos de fones de ouvido, são conduzidos pelo que foi um dia, no começo do Séc. XX, o centro financeiro, comercial e social da cidade. Por meio de uma narração em off, o tour faz uma viagem aos anos 20 e 30, de barões do café, baronesas, burgueses e imigrantes (cuja mão-de-obra enriquecia a aristocracia cafeeira), para provocar reflexões sobre o corpo e a cidade, passado e presente. O eixo narrativo é estabelecido em torno do Edifício Martinelli, símbolo paulistano que, em 1929, foi o primeiro arranha-céu da América Latina. Durante a construção do edifício, a população temia a sua queda, suscitando questões sobre o sentido da verticalização da cidade. Do seu apogeu, com festas que reuniam a elite paulista, ao declínio nos anos 70, quando, como reflexo do desinvestimento na área central da cidade, tornou-se um cortiço vertical. O Martinelli passa por processo de “desocupação, limpeza e renascimento” semelhante a outras desocupações que ocorrem agora na cidade, como um ícone de uma sociedade em transformação. Ele ajuda a contar essa história, real e fictícia, do Tour São Bento, que envolve o corpo e a cidade, o ruído e o silêncio, o passado e o presente.

Prêmios e Fomentos: IX Edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo , Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança; ProAC 25 – Promoção do Acesso à Cultura.

FICHA TÉCNICA:  Coordenação: Adriana Macul e Mariana Vaz | Criação: Adriana Macul, Flávia Melman, Larissa Salgado,Mariana Vaz  e Natalia Mallo | Nova versão roteiro (2012) : Adriana Macul eMariana Vaz , Colaboração: Larissa Salgado

Anúncios