Apresentação

Tríade Tour é um passeio coreográfico urbano, interativo e site specific,  em que o público é guiado por um áudio por um trajeto na cidade.  Criado em 2011 com apoio  da 9a edição do Fomento para a Dança para a Cidade de São Paulo, foi contemplado (também em 2011) pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança  e pelo  ProAC 25 – Formação de Público e Difusão  da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo .

Deslocamentos,  gestos e composição coreográfica, permeados por informações históricas e geográficas, com pitadas de ficção, colocam os participantes em um estado extra-ordinário, deslocados do cotidiano, mas no meio da rua. A rua deixa de ser apenas passagem no cotidiano apressado da cidade e abre-se a novos olhares e percepções. O corpo está para a cidade assim com a cidade está para o corpo: como você ocupa a cidade?

Os espectadores tornam-se protagonistas do passeio-performance, subvertendo seu papel tradicional. Nesta operação, cria-se outra camada de espectadores: os próprios transeuntes desavisados que circulam pelo local. Enquanto o público-guiado é convidado a observar o potencial coreográfico e performático da rua, o público-transeunte observa-os executarem coletivamente uma coreografia. A condição extra-cotidiana provocada pelo áudio-guia dialoga com a trivialidade da movimentação cotidiana presente na rua. A fricção provocada por estas camadas sobrepostas instaura uma grande instalação coletiva em movimento e indaga a tênue fronteira entre realidade e encenação.

Afinal, quem dança na rua?

Anúncios